Sentimento de culpa

Objetivo: ajudar as pessoas que possuam complexo de culpa a libertar-se desse sentimento, através da confissão de culpa uns aos outros.

A culpa tem sido descrita como um ponto onde a religião e a psicologia se encontram com mais freqüência.

A culpa predomina de tal modo em nossa sociedade que vários tipos foram identificados, podendo ser divididos em duas categorias: culpa objetiva e culpa subjetiva.

A culpa objetiva ocorre quando uma lei foi violada e o transgressor é culpado embora a pessoa não se sinta culpada. A culpa subjetiva está associada aos sentimentos íntimos de remorso e autocondenação resultantes de nossos atos.

Na Bíblia há pouca diferença entre culpa e pecado. Estes sentimentos estão muito associados. A pessoa é culpada quando transgride uma lei de Deus. A Bíblia não fala de remorso, de sentimento de culpa. Ela fala mais do arrependimento de alguém que cometeu algum pecado. Mas como fazer com que as pessoas cheguem ao arrependimento sem criar sentimentos de culpa?

Em relação à culpa podemos ter dois sentimentos:

1º) culpa psicológica; 2º) tristeza construtiva. O perdão divino é um tema bíblico importantíssimo, especialmente no Novo Testamento. Jesus Cristo veio para morrer, e ressuscitar para que os seres humanos pecadores pudessem ser perdoados e restaurados à plena comunhão com Deus. Exemplo dos dois tipos de sentimentos:
 
  Culpa psicológica Tristeza construtiva
Pessoa principalmente focalizada você Deus ou outros
Atitudes ou atos principalmente focalizados Erros passados Prejuízos causados a outros ou nossas obras corretas no futuro
Motivação para a mudança Evitar sentimentos negativos(sentimentos de culpa) Ajudar outros, promover nosso crescimento, ou fazer a vontade de Deus(sentimentos de amor)
Atitudes para com a própria pessoa Ira e frustração Amor e respeito combinados com preocupação
resultado Mudança externa

Estagnação devida ao efeito paralisante da culpa

Mais rebelião

Arrependimento e mudança baseados numa atitude de amor e respeito mútuos.

Exemplo: vamos supor que uma pessoa espirre acidentalmente sobre a outra café. O sentimento natural seria( culpa psicológica): "Desculpe, veja como sou desajeitado. Que pena" O ofensor sente-se tolo e cheio de auto-crítica, envergonhado.

A tristeza construtiva é diferente. O ofensor poderia bem dizer: "sinto muito. Tome este guardanapo para limpar a roupa" (e oferece-se, mais tarde para mandar lavar a roupa, se for necessário).

Textos que falam de culpa:

- Esdras 9.7,13

- Pv 16.6 – misericórdia e verdade

21.8 – caminho tortuoso de quem tem culpa

- 1 Ts 3.13 – isentos de culpa