Grupo de Ação Diaconal - GAD

Projeto Vila Santa Vitória

"Ide"! - Cumprindo o mandato de Cristo junto a famílias empobrecidas

"Indo promover a vida em abundância": Uma proposta cristã de atuação social.

Noticias e
relatorios

Introduzindo a questão:

A cidade de Florianópolis, assim como a maioria das capitais brasileiras, tem vivido num crescente processo de empobrecimento. Muitas famílias, oriundas do interior do estado, tem procurado construir aqui uma nova vida, em função das dificuldades experimentadas no campo.

Muitas vezes, deixam para trás toda sua história de vida familiar e cultural, em busca da esperança de melhores momentos. São famílias cuja subsistência depende, basicamente, da agricultura mas que, agora, devido a vários determinantes sociais, näo tem mais conseguido sobreviver no campo. Sem terra e sem teto vão se juntar a outras famílias florianopolitanas que também tem vivido um empobrecimento progressivo formando assim, as comunidades de periferia.

Hoje, Florianópolis já conta com 40 comunidades carentes, aproximadamente. Muitas são as dificuldades vivenciadas por estas famílias. Alguns exemplos: falta trabalho, há despreparo para o trabalho urbano, as dificuldades de acesso aos serviços de saúde são enormes, as escolas não estão voltadas para o seu cotidiano que é de sobrevivência, existe a fome, as condições de moradia são precárias e insalubres.

O fato de presenciarmos o avanço desse empobrecimento nos trouxe questionamentos, enquanto profissionais cristãos. Se Jesus Cristo pretende que todos experimentemos a vida abundante,qual a nossa responsabilidade com estas famílias? Não nos conformamos mais. Temos que partir para a ação. Sabemos que algumas tentativas tem sido feitas por grupos de ação social de associações governamentais ou não. Trabalhos que, no entanto, não nos satisfazem pois vida abundante, para nós, é mais do que possibilitar condições de vida digna. Para o grupo, vida abundante implica também numa relação pessoal significativa com Deus, através de Jesus Cristo.

Acreditamos que só quando estas duas dimensões forem trabalhadas de forma integrada, a partir da realidade das famílias empobrecidas, num processo conjunto (profissionais cristãos - famílias), é que a vida abundante poderá ser experimentada. Cremos que essa é a nossa vocação, enquanto profissionais cristãos. Não contamos apenas com a nossa disposição, energia e conhecimento mas, principalmente, com a orientação e intervenção de Deus. Por isso, nós, profissionais da IECLB de Florianópolis, buscamos a concretização deste nosso anseio, nascendo assim o Grupo de Ação Social (GAS) - IECLB - Florianópolis, atualmente denominado GAD - Grupo de Ação Diaconal.

O que pretendemos:

Como trabalhamos:

Esse trabalho está sendo desenvolvido por um grupo de profissionais cristãos vinculados à Igreja Luterana. Visamos um trabalho junto com as famílias sem criar dependência. Tendo a clareza que será feito para eles, com eles, no tempo deles e no espaço deles.

Quem säo as pessoas envolvidas no trabalho?